Pular para o conteúdo principal

Como saber se seu periquito macho ou fêmea


  • A cera das narinas


    As narinas são os orifícios nasais por onde respira o periquito, e encontram-se na parte alta do bico. Estão cobertas por uma cera que será de uma cor ou outra dependendo do sexo do animal.
    Em geral, os periquitos machos têm esta cera de cor azul (como o da foto que ilustra o artigo) e as fêmeas marrom rosado.
    Isto, que é extremamente fácil, se complica em três situações:
    • Animais jovens: até os 3 ou 4 meses a cera não adquire a cor definitiva, ainda que com uma exploração minuciosa possa ser observado que os machos têm a cor mais uniforme que as fêmeas.
    • Ácaros: há um tipo de sarna, muito comum nos periquitos, em que a cera que cobre as narinas fica tampada por crostas. Nesse caso é necessário iniciar um tratamento, e, ao cair as crostas, poderá ser vista a cor real.
    • Nem todos os periquitos machos têm a cera azul, ainda que a imensa maioria tenha. Nestes casos recomenda-se seguir o método de palpação celômica, que explicamos a seguir.
  • Métodos complementares


    Uma forma de saber se um periquito é macho ou fêmea é através do caráter, bastante mais agressivo e desconfiado no caso das fêmeas, que costumam mostrar mais resistência para serem tocadas.
    Outra maneira de averiguar o sexo do periquito, bastante complicada, é a palpação da cavidade celômica. O celoma é uma cavidade que existe no ventre do periquito que abriga, entre outras coisas, o oviduto e os ovos, se for o caso.
    Nas fêmeas, se as pegarmos com cuidado e lhes apalparmos a parte ventral do abdome, poderemos sentir um oco no interior, inexistente nos machos.

  • foto mostrando machos e fêmea





    Comentários